Conheça os 14 curtas selecionados para disputar o Troféu Coxiponés 2023

21º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá – CINEMATO divulga o nome dos 14 curtas-metragens selecionados para disputar o Troféu Coxiponés 2023

Após a divulgação dos sete longas-metragens selecionados para disputar o Troféu Coxiponés 2023, o 21º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá – CINEMATO, que acontece de 22 a 28 de outubro na Capital de Mato Grosso,   divulgou agora os nomes dos 14 curtas-metragens finalistas.

São eles “Fantasma neon”, “Das águas”, “Evé de Òsángín: O Segredo das Folhas”, “O Fim da Imagem”. “Firmina”, “Urubá”, “Cem Pilum – A História do Dilúvio”, “Procuro Teu Auxílio para Enterrar um Homem”, “Promessa de um amor selvagem”, “Cicatriz tatuada”, além de quatro que foram realizados em Mato Grosso “Cacica – A Força da Mulher Xavante”, “A Indômita Revolta dos Morangos Assassinos”, “Bixas Pretas: Entre o Amor e os Afetos” e “Cotidiano”.“A seleção de curtas foi extremamente difícil”, avalia o idealizador e curador do Festival, o cineasta e produtor, Luiz Borges. “Primeiro pela quantidade de filmes e a quantidade de sessões, pois foram mais de 100 horas assistidas. Então a comissão de seleção teve um trabalho hercúleo de assistir os filmes e chegar a esse resultado final”.

O cineasta Luiz Borges observou um fator importante entre os curtas selecionados, é que eles dialogam com o tema do festival: “Pachamama”.

Além de filmes que linkam à Pachamama, as temáticas se diversificam. Foram selecionados documentários sobre as desigualdades sociais, filmes de ficção e uma variedade de olhares.

“O bacana é que o painel de filmes que vão estar competindo o Troféu Coxiponés muito representa essa diversidade recente da produção brasileira, porque até pouco tempo atrás a produção se centrava no eixo Rio-São Paulo e a gente tem filmes do Amazonas, filmes do Ceará, Rio Grande do Sul, do Paraná e do Mato Grosso – o anfitrião do festival. A sensação é de missão foi cumprida!”, diz Luiz Borges.

No Festival, o público espectador poderá ter esse panorama de olhares diversos sobre a realidade brasileira e o imaginário ficcional.

O 21º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá transformará Cuiabá na capital do Cinema de 22 a 28 de outubro, tendo a atriz Dira Paes como homenageada.

O Festival é patrocinado pelo Governo de Mato Grosso e o Canal Brasil em parceria com a PROCEV (Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência), IGHD, UFMT, e Primeiro Plano Cinema e Vídeo. Apoio Institucional da Assembleia Legislativa, SEBRAE/MT, Prefeitura de Cuiabá/Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Cultura, Cineclube Coxiponés e RECMT. Com apoio do Intercity Hotéis e realização do Instituto Inca – Inclusão, Cidadania e Ação.

Os selecionados

“CACICA – A força da Mulher Xavante” de Jade Rainho, Carolina Rewaptu (MT)

“CEM PILUM – A HISTÓRIA DO DILÚVIO”,  de Thiago Morais (AM)

“Fantasma Neon”, de Leonardo Martinelli (RJ)

“A indômita Revolta dos Morangos Assassinos”, de Emília Top´Tiro & Olavo Fernandes (MT)

“Ewé de Òsányín: o segredo das folhas”, de Pâmela Peregrino (Ba)

“Cicatriz Tatuada”, de Eugênio Lima, Gabriela Miranda e Matheus Brant (SP)

“O Fim da Imagem”, de Gil Baroni (PR)

“FIRMINA”, Izah Neiva (SP)

“Promessa de um Amor Selvagem”, de Davi Mello (SP)

URUBÁ, de Rodrigo Sena (RN)

“Procuro Teu Auxílio Para Enterrar Um Homem”, de Anderson Bardot (ES)

“Das Águas”, de Adalberto Oliveira e Tiago Martins Rêgo (PE)

“Bixas Pretas: Entre O Amor E os Afetos”, de Diego Cavalcante (MT)

“Cotidiano”, de Juliana Capilé (MT)

Um pouco mais sobre os curtas selecionados

CACICA – A força da Mulher Xavante

Dir.: Jade Rainho, Carolina Rewaptu

2022. Doc. 20 min. MT

Sinopse: Documentário de curta-metragem poético-musical que apresenta a história de vida de Carolina Rewaptu, uma importante liderança indígena, considerada a primeira Cacica brasileira, sobrevivente de um dos maiores massacres e disputas territoriais do norte do Mato Grosso.

____

CEM PILUM – A HISTÓRIA DO DILÚVIO

Dir.: Thiago Moraes

2022. Ficção. 08min. AM

Sinopse: Narrado no idioma Dessana, CEM PILUM – A HISTÓRIA DO DILÚVIO é o resgate de uma das histórias contadas pelo líder do povo Dessana Feliciano Lana, fazendo uma homenagem ao artista, que foi vítima da covid 19 e faleceu em 12 de maio de 2020. No tempo antigo, existiam mais animais ferozes do que pessoas. Então, Deus Criador ordenou o dilúvio.

____

Fantasma Neon

Dir.: Leonardo Martinelli

20 min. 2022 .RJ. Ficção

Sinopse: Um entregador de aplicativo sonha em ter uma moto. Disseram a ele que tudo seria como um filme musical.

____

A Indômita Revolta dos Morangos Assassinos

Dir.: Emília Top´Tiro & Olavo Fernandes

2022. Ficçção.19min. MT

Sinopse: A Indômita Revolta dos Morangos Assassinos é uma animação em rotoscopia experimental que apresenta um jovem morango sob efeito de agrotóxico liderando uma revolução para exterminar a humanidade.

____

Ewé de Òsányín: o segredo das folhas

Dir.: Pâmela Peregrino

2022. Ficção. 22min. BA

Sinopse: Uma criança nasce com folhas em seu corpo e sua mãe busca a cura. Na escola, porém, as outras crianças a discriminam e ela foge para mata! Na Caatinga, encontra seres encantados de tradições indígenas e negras e caminha numa aventura de autoconhecimento. Sua busca a leva até Òsányìn, o Orisà das folhas, que apresenta o poder das plantas e a importância da preservação ambiental.

____

Cicatriz Tatuada

Dir.: Eugênio Lima, Gabriela Miranda e Matheus Brant

2022. Ficção. 23min. SP

Sinopse: Um grupo de jovens negrxs encontra uma anciã indígena na porta de um antigo mercado de escravos. Diante das perguntas ela resolve contar o que não foi dito sobre o local, sobre o antes, sobre o tempo antes do tempo.

____

O Fim da Imagem

Dir.: Gil Baroni

2022. Ficçção. 15min. PR

Sinopse: A imagem entrou em crise existencial e está a assombrar a humanidade.

____

Firmina

Dir.: Izah Neiva

2023. Ficção. 15min. SP

Sinopse: Uma pintora idosa, ao mudar-se para seu novo apartamento, fica presa e incomunicável. Ao ouvir os gritos de socorro vindo do andar de baixo, ela precisa correr contra o tempo para salvar a vizinha.

____

Promessa de um Amor Selvagem

Dir.: Davi Mello

2022. Ficção. 22min. Sp

Sinopse: Ao entrar de penetra em uma festa, um jovem rapaz descobre que esta será a sua última noite.

____

Urubá

Dir.: Rodrigo Sena

2022. Ficção. 15min. RN

Sinopse: O mundo espiritual ao seu redor passa muito mais pelo terceiro olho do que pelos olhos físicos. O invisível aos olhos de Luiz não é invisível à sua sensibilidade espiritual.

____

Procuro Teu Auxílio Para Enterrar Um Homem

Dir.: Anderson Bardot

2022/23. Ficção. 20min. ES

Sinopse: Brasil, 1870. Gita é uma mulher trans, destinada a morrer ou a sofrer as consequências de suas tradições ciganas. O Soldado está destinado a cumprir e a servir as leis injustas de seu país. A Mulher de Preto precisa salvar o seu filho das garras do Império Brasileiro. A Criança disse que o amor, a maior lei universal, tem no seu destino a quebra do ciclo de todas as tragédias.

____

Das Águas

Dir.: Adalberto Oliveira e Tiago Martins Rêgo

2023. Doc.17 min. PE

Sinopse: “Das Águas” mostra o cotidiano de mulheres e homens que vivem da pesca no rio Capibaribe, em Recife, Pernambuco. O filme é um retrato e também um recorte espaço-tempo na história da cidade. A rotina dos pescadores e pescadoras, suas dificuldades e desafios para manter a tradição da pesca e garantir o sustento de suas famílias, suas histórias de vida, os sonhos, as lutas e a relação com o rio, que é parte fundamental da sua identidade cultural.

____

BIXAS PRETAS: ENTRE O AMOR E OS AFETOS

Dir.: Diego Cavalcante

2023. Doc. 25min. MT

Sinopse: Quatro bixas pretas dialogam, por meio de suas vivências, como o racismo e a homofobia afeta o campo amoroso.

Cotidiano

Direção: Juliana Capilé

2022. Ficção. 14 min. MT

Sinopse: Num dia como qualquer outro, uma mulher casada, mãe de dois filhos, acorda decidida a tomar uma xícara de café. Mas entre o quarto e a xícara de café, ela terá que superar os invisíveis hábitos do cotidiano.

Rolar para cima