equipetécnicaeagradecimentos

PRODUTOR E CURADOR. Luiz Carlos de Oliveira Borges é cuiabano, residente em Chapada dos Guimarães há mais de 38 anos, mestre em cinema pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e em 2008 se tornou doutor pela Universidade de Brasília no programa “Sociedade, Desenvolvimento e Cooperação Internacional” do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinar. Idealizador e produtor do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá desde sua primeira edição em 1993. Realizou o vídeo Linhas Cruzadas – de 1988, e Arca de Nois, de 1989. De 1992 a 98, quando supervisor do Cineclube Coxiponés promoveu a aquisição do acervo fotográfico e cinematográfico do cinegrafista armênio Lázaro Pappazian. Diretor de produção do longa-metragem Mário, 1988, do cineasta Hermano Penna. Em 1999, realiza seu primeiro curta-metragem, A Cilada com Cinco Morenos, prêmio de melhor filme no 4º Brasilian Film Festival of Miame-EUA, co-produziu o longa metragem, Latitude Zero, de Toni Venturi. Em 2001, produziu e foi assistente de direção do curta-metragem Baseado em Fatos Reais, de Bruno Bini, em 2007 foi co-produtor e assistente de direção do curta metragem Nó de Rosas de Gloria Albuês. Em 2008 lançou a coletânea intitulada Memória e Mito do Cinema em Mato Grosso reunindo 3 volumes assim identificados: Memória do Cinema em Mato Grosso, Mito do Cinema em Mato Grosso e Filmografia do Cinema em Mato Grosso, e a exposição “100 anos de Cinema em MT” no Museu de Arte e Cultura Contemporânea da UFMT, e circulou nas cidades do Rio de Janeiro, Campo Grande, e Goiânia. Em 2021 realizou o curta metragem Ângelus Novus Anuncia na Boca da Noite a Derrocada do Anticristo, e em 2023 o curta metragem A Favela Sangra e Amazônia Arde em fase de finalização. Na Chapada dos Guimarães realizou o Festival “Blues Chapada”, o evento natalino “Chapada de Luz”, durante 6 anos coordenou o Bloco de Carnaval Unidos da Aldeia, do bairro Aldeia Velha, onde elaborou e coordenou o projeto do Ponto de Cultura “Chapada, Aldeia Comunidade”, que funcionou de 2009 a 2012. 2021 realizou o seminário “Memória de Serra Acima” na programação do festival de inverno desta cidade assim como a mostra de cinema “Luzes do Cerrado”. Em 2023 realizou a neste festival a Mostra “Lufada do Cinema Mato-grossense”. Recentemente foi eleito presidente da Organização Comunitária da Aldeia Velha. É servidor concursado do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional – NDHIR/UFMT.

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO. Paula Dias é cuiabana, candomblecista, profissional multifacetada, trabalha como Assistente de Direção e Direção de Produção. Presidenta do Instituto QUARITERÊ em Mato Grosso e integrante do Aquilombamento Audiovisual QUARITERÊ . Associada a @associacaoapan – Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro. Compôs o júri do Prêmio Zózimo Bulbul no @festbrasilia 55o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Atua há 15 anos no mercado audiovisual. Já na Lambuza Musical desenvolve trabalhos de pré-produção artística, logística, produção de campo e realizadora de eventos. Asé ô

SECRETARIA EXECUTIVA. Larissa Sossai é produtora e gestora de carreira, atuante na cena mato-grossense desde 2016. Idealizadora do espetáculo DasMatas – Encontros de vozes do cerrado mato-grossense com as artistas Karola Nunes, NegaLu e Pacha Ana e também, da FeMus MT, Feira da Música de Mato Grosso. Na agência e produtora Lambuza Musical, é responsável pela produção executiva de projetos em geral e gerenciamento de carreiras. Em seu processo formativo concluiu especializações pelo Instituto Gênesis da PUC RJ em Música e Negócio e A&R na Indústria Fonográfica e no Entretenimento.

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO. Thamara Luiza é historiadora e mestranda pelo Programa de Pós Graduação em História na linha 2 – Identidade, Culturas e Território, na UFMT. Sua pesquisa versa acerca da comunidade rural tradicional da baixada cuiabana, vulgo Bocaina, a qual a pesquisadora é membra consanguínea e atuante. Também estuda conceitos de História Oral, Memória e Relações Étnico-raciais. No ano de 2023 realizou a pesquisa e produção do documentário ainda não estreado “Folia e Tradição” pela Organização Vambora, que conta a trajetória do carnaval em Santo Antônio de Leverger. Também fez assistência de produção durante o Festival Vambora da mesma organização neste mesmo ano. Atua com produção de eventos desde muito nova na realização da festança do Glorioso São Sebastião que sua comunidade realiza todos os meses de janeiro há mais de 5 gerações.

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO. Heidi Nogueira, travesti, várzea grandense, 24 anos. Fluente na língua Inglesa em nível considerado avançado, morou no Canadá onde pôde aprimorar seu inglês, e ganhar experiência de estudo e trabalho em outra cultura. Atualmente reside em Várzea Grande e atua no audiovisual nas áreas de produção e arte. É uma profissional versátil que ama o que faz, buscando sempre aprender mais e buscar novas experiências. Além do audiovisual, também está estudando para entrar nas áreas de produção executiva de artistas e bandas, bem como produção de shows e eventos e direção de palco.

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO. Pablo Borges Paz é graduando em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência profissional na função de platô, direção, assistência de direção e co produção. – tendo um dos seus curtas selecionados para a 21• MAUL. Como acadêmico, pesquisou a relação entre os filmes da Atlântida Cinematográfica e o governo Vargas

MIDAS SOCIAS E EDIÇÃO DE VÍDEO. Thamires Brito, 31 anos Designer, Editora de Vídeo e Social Media.
Especialista em Branding de Marcas e Identidades Visuais. Apaixonada por filosofia, arte, cultura, música e natureza.

CONTROLLER, PRODUÇÃO MOSTRA INCLUSIVA CINEMA PARADISO E CINEMA ESCOLA, Nariel Iatskiu, 38, mãe do Miguel, graduada em Comunicação Social – Radialismo pela UFMT e Tecnóloga em Teatro – Direção pela Unemat. Já trabalhou como atriz, iluminadora, produtora, diretora e há nove anos atua como editora concursada na TV Assembleia de Cuiabá.

IMAGENS Jonas Felix, Cuiabano, trabalhou 04 anos de técnico de áudio visual na Univag, realizou Making Of dos Filmes Angelus Novus “ Derrocada do Anti Cristo” e a “ Favela Sangra e a Amazônia Arde “ de Luiz Borges.

SUPERVISÃO DE PROGRAMAÇÃO. Diego Baraldi é programador audiovisual, membro da Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT) e da Associação Mato-grossense de Cinema e Audiovisual (MTCINE). Começou atuação no audiovisual a partir das oficinas de realização do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, na virada dos anos 2000. É o atual coordenador de ensino do Curso de Cinema e Audiovisual da UFMT. Idealizador e editor de 35 episódios da série “Cine Comentário Sonoro” (produzida em parceria entre realizador@s dos curtas comentados, Cineclube Coxiponés e REC-MT). Co-dirigiu, com Juliana Curvo, “Aquele disco da Gal” (2017). Co-dirigiu, com Íris Alves Lacerda, “Ana Rúbia” (2022). Dirigiu “Paradiso de Aníbal” (2023) e “Na casa da fazenda” (2023). Atualmente prepara-se para o lançamento da série documentária em cinco episódios “Desobediência de gênero” (em co-direção com A Luisa Lamar).

MIDIA SOCIAL. Naire Cartocci Borges trabalha com as novas tecnologias de comunicação, edita video, gerencia redes sociais, editou os vídeos dos depoimentos do 20º Cinemato, e o filme Angelus Novus Anuncia na Boca da Noite a Derrocada do Anticristo.

PROJETO GRÁFICO, DIREÇÃO DE ARTE, WEB, DIGITAL, DIAGRAMAÇÃO, entre outras coisas. Rodrigo Agnolon (trupdesign.com), designer industrial por formação e gráfico por paixão. Atuando há quase 30 anos na área já desenvolveu trabalhos nas áreas de cultura e também trabalhos para instituições públicas e clientes do mercado privado, depois de um período afastado da atividade, teve o prazer de retornar justamente na retormada do festival, onde foi responsável pelo design gráfico da 1º, 2º, 3º, 4º Mostra de cinema e vídeo de cuiabá e pelo 10º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (Memórias). Trabalhou em outras edições como consultor. Nesta edição do festival desenvolveu a nova identidade, o projeto gráfico e também como parte da equipe de comunicação. Atuou ainda no suporte web. 

KEKA WERNEK. Assessoria de Imprensa Regional

MARIA DAS GRAÇAS CAMPOS, poeta,escritora, doutora em Políticas Públicas e Formação Humana/ PPFH/UERJ/RJ.

LUCIA PALMA, Pedagoga, Atriz, Professora de Teatro, Arte Educadora, Especialista em Semiótica da Cultura ( PUC-SP/UFMT).

ELIZ FERREIRA e VALÉRIA BLANCO. Atti Comunicação, Assessoria de Imprensa Nacional
JOSÉ LUIZ ALMEIDA. Projeção
XODÓ CASTRILON. Cerimonial
JORGE KATUMBA. Decoração

agradecimentos

A IMPRENSA BRASILEIRA E MATOGROSSENSE, A NAIRE CARTOCCI BORGES, A PEQUENA IVY, JONAS FELIX E OS PETS LOLA, NEGUINHO, FLORZINHA E BILU, ABRIGO BOM JESUS, ADÃO BRITO SANTANA, ADUFMAT
AFRANIO ARAUJO, AKERMAN MAGALHÃES, ALICE THUAULT, ALUISIO LEITE, ANDRÉ SADY E EQUIPE DO CANAL BRASIL, ANDRE SHELLINI, ANDREA PREZA, AOS COLEGAS DO NDHIR/UFMT, AOS MEMBROS DAS COMISSÕES, JÚRI, OFICINEIROS DO CINEMATO, ARTEMA LIMA, BARBARA REIS – APRESENTADORA, MISS UNIVERSO MATO GROSSO 2023, BETO DOIS A UM, BIA SATURNINO, BRUNA OLIVEIRA – INTERCITY, CAPES AD, CARLOS BARRADA, CAROLINE COSTA DOS SANTOS, CASA CUIABANA, CASA DAS PRETAS, CNUU, COLETIVO AFRO DE MT, CYBELE BUSSIKI, CUROS DE RADIALISMO E DE CINEMA E AUDIOVISUAL DA, UFMT, DANILO BAREIRO, DANUSA, JESSICA DO COWORKING CUIABÁ, DIEGO BARALDI, DIRA PAES, DIVINO TSERWARU, DUDI RIBEIRO, DUFLAIR BARRADA, EDNA SAMPAIO, EDUARDO BOTELHO, EQUIPE DO TEATRO DA UFMT, EVANDRO SOARES, EVER JOTA, EXPOSITORES DA FEIRA PACHAMAMA, FABRICIO CARVALHO, FELIPO ABREU, FEPOIMT, FERNANDO BELFORT, GERSON – SETOR DE PATRIMONIO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE MT, GIRLENE RAMOS, GRAÇA CAMPOS, GRUPO DANÇA DOS MASCARADOS, GRUPO FLOR DO ATALAIA, HÉLIA VANNICCHI E EQUIPE DO DEPTO DE COMUNICAÇÃO DA UFMT, HELOISA LENK – INTERCITY, IGOR TAQUES, IMUNE, JAN MOURA E TODA EQUIPE DA SECEL/MT
JAIME NETO, JEFFERSON CARVALHO NEVES, JESSICA BASTOS E EQUIPE PROCEV/COORDENAÇÃO DE CULTURA UFMT, JOSE LUIZ ALMEIDA, JOSÉ RICARDO – MINC/MT, JUCINEY FERNANDES SAMPAIO, JULIANA QUADROS, JUSTINO ASTREVO, KEIKO OKAMURA, KLÉBERSON CARDOSO -MINC/MT, LAURA OLIVEIRA, LETICIA CAPANEMA E EQUIPE DO CINECLUBE COXIPONÉS DA UFMT, LÍGIA DA SILVA VIANA – COORD. ESTADUAL DO MINC/MT, LIGIA VIANA, LORENZO JESUS FALCÃO, LUCIA PALMA, LUDIO CABRAL, LUIZ MARCHETI, LUZO REIS, MARCELO OKAMURA, MARCUS CRUZ, MARITHE AZEVEDO, MICHELE DILL, MT CINE, NADESCA CALMON, PAULA DIAS E TODA EQUIPE DE PRODUÇÃO, PENITENCIÁRIA FEMININA, PESCUMA DE MORAES, QUARITERÊ, RAI REIS, RAINA BUSSIKI, RENAFRO, REYNALDO SILVEIRA BUENO FILHO, RODRIGO AGNOLON, RODRIGO VARGAS, ROSELI BELFORT, SANDRO LUCOSE – MINC/MT, SINTUF-MT, SOFIA ALVES DOS REIS, TIAGO E EQUIPE DO TEATRO UNIVERSITÁRIO, THANIA ARRUDA, TV ASSEMBEIA, TV UNIVERSIDADE, ULISSES SEROTINI, VALDOMIRO ARRUDA, VERA ARAUJO, WANDA, DIRETORA DO ARQUIVO PÚBLICO DE MT

Rolar para cima