juridelongametragem

Joel Pizzini

Autor de ensaios documentais premiados internacionalmente como Caramujo-Flor (1988), Enigma de Um Dia(1996), Glauces (2001) e Dormente (2006), Joel Pizzini conquistou com 500 Almas (2004) e Anabazys (2009), além da seleção oficial em Veneza, os prêmios de Melhor Filme,Som, Fotografia, Especial do Júri, Montagem,  nos Festivais do Rio, Mar Del Plata, e Brasília. Pizzini foi artista residente da Unicamp e do Fórum da Berlinale e Curador da Restauração da obra de Glauber Rocha. Dirigiu em 2011, Elogio da Graça (Grande Prêmio do Cinema Brasileiro) e Mr.Sganzerla, vencedor do Festival É Tudo Verdade e HBRFF em Los Angeles.  Dirigiu  Olho Nu, melhor filme do Festival In-Edit e  FestCine América do Sul e selecionado  no Doc Lisboa, e Festivais de Havana. Em 2015 dirigiu Mar de Fogo, selecionado para a Berlinale, e Mostra Internacional de São Paulo além do curta Elogio da Sombra exibido em Oberhausen.

Em 2017 dirigiu Rio da Dúvida e em 2021,  Zimba, lançado no É Tudo Verdade. Atualmente finaliza Depois do Trem e prepara  Coisal, sobre a poética de Manoel de Barros.

José Walter Nunes

Pós-Doutor pela Universidad de Buenos Aires (estudos sobre cinema, história e memória),  Doutor e Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo, Graduado em Ciências Sociais(Sociologia) pela Universidade de Brasília e fez de modo paralelo sua formação no campo do cinema/audiovisual.

Na Universidade de Brasília é professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares. Seu campo de investigação e docência está voltado para os seguintes temas: história, memória, cultura, imagem, identidade, patrimônio, desenvolvimento, tradição oral, história oral, interculturalidade, línguas em contato, línguas minorizadas, línguas ameaçadas, narrativa histórica/narrativa fílmica.

Toni Venturi

Toni Venturi é cineasta e fundador da Olhar Imaginário, casa de produção de filmes e séries com foco sociocultural e antirracista. Realizou 9 longas-metragens — 4 ficções e 5 documentários — que receberam 69 prêmios em festivais nacionais e internacionais. Entre os filmes, destacam-se as ficções Latitude Zero, representante brasileiro na Mostra Panorama do 51º Festival de Berlim, 2001; Cabra-Cega, melhor direção no 37º Festival de Brasília, 2004; e os documentários O Velho – A História de Luiz Carlos Prestes, vencedor do 2º Festival É Tudo Verdade, 1996; e Vocacional – Uma Aventura Humana sobre a história da renovação da escola publica, 2011. Em 2020, lançou em streaming o documentário Dentro da Minha Pele sobre o racismo estrutural do Brasil.

Val Gomes

Val Gomes é formada em Ciências Sociais e documentarista. Foi pesquisadora da série Cena Inquieta do SescTV (26 episódios), lançada em julho de 2020 e produzida pela Olhar Imaginário sobre teatro negro, de gênero e político.
Dirigiu o curta-metragem de ficção A Voz de Adélia que foi selecionado por diversos festivais, entre eles, o 10° Festival Primavera do Cine de Vigo, Espanha, 14° Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África, Caribe e Outras Diásporas 2021, Rio de Janeiro, IV Mostra Competitiva de Cinema Negro Adélia Sampaio, Brasília.
Estreia no cinema como codiretora do longa-metragem Dentro da Minha Pele lançado pela Globoplay em agosto de 2020. O documentário estreou no 25º Festival É Tudo Verdade – São Paulo 2020, ganhou o prêmio de melhor documentário do 38º Rencontre du Cinema Latino Américain de Bordeaux – França 2021. Teve sua première internacional no 33º IDFA – International Documentary Film Festival Amsterdam, Holanda 2020..
Dirigiu a Coleção Antirracista (2022), uma coletânea de 8 curtas documentais que trata sobre a questão racial brasileira na perspectiva do pensamento antirracista disponível nas plataformas: Spcineplay; Itauplay, Globoplay, Cultne.tv . É associada a APAN- Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro.
Dirigiu e produziu três curtas metragens Do luta à Luta – Movimento dos Familiares do Massacre de Paraisópolis (20 min), Chacina de Osasco (13 min) e Movimento de Mães da Leste (13min) que retratam as histórias de mães que perderam seus filhos assassinados pela polícia. Os vídeos estão na exposição Mulheres em Luta! no Memorial da Resistência, em São Paulo (outubro de 2023).

Viviane Brassane Spinelli

Diretora Executiva da Inffinito Produções responsável pela captação, gestão, produção e promoções de eventos e produções realizadas no exterior tendo como carro chefe o Brasilian Film Festival em Miami – EUA,  há 27 anos, Nova Iorque, Barcelona e outas metrópoles mundo a fora.

 

Rolar para cima