notícias
Foram 458 filmes inscritos na 22ª edição do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá-CINEMATO, em apenas nove dias de inscrição, vindos de 25 Estados brasileiros, além do Distrito Federal. O que reverencia o cinema mato-grossense e brasileiro.
22ª Edição traz o tema “Decolonizando a Amazônia” e homenageia Silvino Santos. Há três décadas escrevendo sua história no audiovisual mato-grossense, o Festival de Cinema de Cuiabá se prepara para sua 22ª edição, que acontecerá de 14 a 20 de julho de 2025 no Teatro da UFMT, com o tema “Decolonizando a Amazônia”. O lançamento […]
Além do tema, o festival homenageará o cineasta Luso-Brasileiro Silvio Santos e também terá o Prêmio Dira Paes, lançado na última edição do festival.
A Invenção do Outro (RJ), de Bruno Jorge, foi o melhor filme de longa-metragem do 21º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá - CINEMATO. "Recebo esse prêmio como um abraço", agradeceu o cineasta. Já o júri popular escolheu Beatriz Vira-folhas (MT), de Samantha Col Debella. O melhor longa mato-grossense foi Chumbo, de Severino Neto. O melhor curta-metragem nacional foi Fantasma Néon (RJ), de Lobo Mauro. E o mato-grossense A Indômita Revolta dos Morangos Assassinos, de Emília Top Tiro e Olavo Fernandes. A cerimônia de premiação foi realizada neste sábado (28), no Teatro da UFMT, em Cuiabá.
Dira Paes dará nome a prêmio no Festival de Cinema de Cuiabá – CINEMATO. A atriz homenageada desta edição recebeu o troféu Coxiponés na capital mato-grossense