oficinasdecinema

OFICINA E MENTORIA DE ROTEIRO DE CURTA-METRAGEM
A oficina e mentoria de roteiro de curta-metragem tem como foco fornecer ferramentas e o conhecimento necessários para transformar ideias em roteiros bem estruturados e viáveis para produção. Desmistificando o processo de escrita de roteiros, tornando-o acessível para quem está começando, e pavimentar o caminho para que os participantes consigam tirar suas histórias do papel e transformá-las em curtas-metragens.
Público Alvo: Direcionado a todos que querem aprender a criar histórias em formato de curta-metragem, sejam atores, estudantes, produtores ou pessoas iniciantes, principalmente aquelas que nunca tiveram contato com roteiro.
Idade: Acima de 16 anos
Carga horária total: 20 horas
Izah Neiva é atriz, diretora, roteirista e produtora. Especialista, com pós-graduação e MBA em Cinema, é bacharel e licenciada em teatro e graduada em Gestão financeira. Fez a produção de finalização do longa-metragem Aeroponto e a direção de produção da 1a temporada do reality Hellmann’s Eburgue League.Recebeu prêmios de produção em editais pelos seus roteiros: O Menino da Moeda (2021),Sônia (2024) e Escuta (2025). Com o seu curta-metragem Meu Amigo Roger, originou o projeto de desenvolvimento da série Desce pro Play (Premiado no Edital Paulo Gustavo,2023). Roteirizou dois longas-metragens derivados de seus curtas, os quais estão em captação de recursos. Dirigiu seis curtas-metragens, incluindo o premiado Firmina, selecionado em de 56 festivais nacionais e internacionais, e vencedor de 30 prêmios em várias categorias, entre eles o prêmio nacional da TV Câmara como Melhor Filme pelo Fim da Violência contra a Mulher (2024). Como atriz, participou de séries para plataformas como Globo Play, Netflix, HBO e Paramount. Foi jurada na 16°edição do LABRFF Festival internacional do Los Angeles Brazilian Film Festival e na 1°edição do GRU International Film Awards.

OFICINA PRODUÇÃO EXECUTIVA
CAMINHOS E DESAFIOS
Como produzir em territórios fora do eixo? Como a produção audiovisual impacta o território onde está sendo feita? Estas perguntas são o início de uma caminhada para refletir sobre a produção executiva audiovisual, em distintas realidades brasileiras. Nos últimos anos, com a descentralização de recursos para o audiovisual brasileiro, eclodiram diversas experiências emergentes e intensas por todo o país. É possível pensar em uma produção executiva a partir de realidades locais e construir possíveis caminhos de boa execução. Como montar o projeto, fazer orçamentos e para além disso pensar estratégias criativas para um projeto audiovisual.
Idade: Acima de 16 anos
Carga horária total: 20 horas
Karla Martins é atriz, produtora audiovisual e contadora de histórias. Formada em Artes Cênicas e pós-graduada no Instituto Superior de Arte em Havana, Cuba. Co-fundadora do Circuito Fora do Eixo e Mídia Ninja. Produz o Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira, produz o Festival Varadouro de Música e produziu o filme acreano “Noites Alienígenas”, que se destacou como uma produção de baixo orçamento reconhecidamente premiada no Brasil e no exterior. É umas das coordenadoras do Matapi – Mercado Audiovisual das Amazônias e integra o Conselho da CONNE – Conexão Audiovisual Centro Oeste, Norte e Nordeste.