21º CINEMATO leva cinema a dependentes químicos, pacientes psiquiátricos, idosos e presidiários

Uma semana antes da abertura oficial do 21º Festival de Cinema de Cuiabá (CINEMATO) uma mostra vai até pessoas em vulnerabilidade, com problemas de saúde ou em alguma situação limitante. Trata-se da Mostra Cinema Paradiso, que é uma ação inclusiva do evento, que será realizado de 22 a 28 de outubro e receberá a atriz Dira Paes como homenageada.
Para o cineasta e idealizador do CINEMATO, Luiz Borges, “esta é uma forma de expressar amor por todas as pessoas, através do cinema, que é esse coração pulsante.”
O projeto inicia-se nesta segunda-feira (16). em cartaz filmes que se inscreveram para o CINEMATO e não foram selecionados para mostra principal. Primeiro grupo a ser contemplado é o de dependentes químicos alcoólicos do CAPs Adauto Botelho, com sessões na segunda e terça (17). Na quinta (19), é a vez dos idosos do Abrigo Bom Jesus. E na sexta feira (21), no fim do expediente na Secretaria Municipal de Cultura haverá uma exibição para funcionários. Para fechar, no dia 27/10 haverá também uma mostra na Penitenciária Ana Maria do Couto May, que é o presídio feminino de Cuiabá.
“Nossa Missão é disseminar cultura e incluir as pessoas!” – afirma Nariel Iatskiu, responsável pela mostra Cinema Paradiso.
Nas sessões, será distribuído pipoca gratuita para todos que comparecerem às mostras inclusivas.


O 21º CINEMATO é patrocinado pelo Governo de Mato Grosso e o Canal Brasil em parceria com a PROCEV (Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência), IGHD, UFMT, e Primeiro Plano Cinema e Vídeo. Apoio Institucional da Assembleia Legislativa, SEBRAE/MT, Prefeitura de Cuiabá/Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Cultura, Cineclube Coxiponés e RECMT. Com apoio Da TV Centro América, do ICV, Intercity Hotéis e realização do Instituto Inca – Inclusão, Cidadania e Ação.

Rolar para cima