Dira Paes dará nome a prêmio no Festival de Cinema de Cuiabá – CINEMATO. A atriz homenageada desta edição recebeu o troféu Coxiponés na capital mato-grossense

Na noite de ontem, domingo (22), a atriz Dira Paes foi homenageada com o troféu Coxiponés no 21º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá CINEMATO – que acontece até 28 de outubro na capital mato-grossense. Na ocasião, o cineasta e idealizador do Cinemato, Luiz Borges, anunciou a criação do Prêmio Dira Paes – que irá laurear mulheres que se destacarem no audiovisual brasileiro. A primeira edição do prêmio será em 2024. Após a homenagem foi exibido “Pureza”, protagonizado pela homenageada, e dirigido por Renato Barbieri, que também estava presente no evento.

Para Dira Paes, o CINEMATO apareceu em sua vida junto com a retomada do cinema brasileiro nos anos 2000. “Nós tivemos a oportunidade de vir para uma região a qual você comumente não vinha, nessa época ocorreu um movimento do pensamento de distribuir a cultura do audiovisual pelo Brasil, descentralizar do eixo Rio-São Paulo. E o Festival de Cinema de Cuiabá se mostrava como um dos pioneiros, que nos trazia para essa região e colocava o brasileiro em contato com esse Brasil profundo que muita gente não conhece. E quando a gente pensou na divulgação, em ter festivais no Brasil inteiro, isso acabou automaticamente contribuindo na popularidade do próprio cinema brasileiro”, observa a homenageada.

Com o tema “Pachamama”, a Mãe Natureza, o 21º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá – CINEMATO traz um total de 30 filmes, entre longas e curtas de 20 estados brasileiros, divididos nas Mostra Competitivas de Curtas e de longas, e nas Mostra Inclusivas Paradiso e Cinema Escola. Para Luiz Borges, é um ato de resistência e amor ao cinema a realização de mais uma edição do Festival. “Cumprimos, com mais essa edição, o propósito de promover o cinema no país e por que não dizer no mundo”, finaliza.

O CINEMATO é patrocinado pelo Governo de Mato Grosso e o Canal Brasil em parceria com a PROCEV (Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência), IGHD, UFMT, e Primeiro Plano Cinema e Vídeo. Apoio Institucional da Assembleia Legislativa, SEBRAE/MT, Prefeitura de Cuiabá/Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Cultura, Cineclube Coxiponés e RECMT. Com apoio do Intercity Hotéis, TV Centro América, ICV e realização do Instituto Inca – Inclusão, Cidadania e Ação.

Rolar para cima